21.6.09

POR QUE OS INDIANOS DE CASTA NÃO COMEM O QUE OS DALITS COZINHAM ?


Por que os indianos de casta não comem o que os dalits cozinham?

Esse é um costume bem antigo justificado pelos hábitos de higiene que são diferentes em cada casta. Um brâmane toma três banhos ao dia, lava as mãos antes e depois de qualquer atividade de trabalho ou de limpeza pessoal. Ao cozinhar, os brâmanes observam diversos hábitos bastante rígidos. Por exemplo, no preparo dos alimentos a água utilizada tem que ser pura, os legumes têm que ser lavados e cortados de forma correta, as especiarias, as ervas e os temperos precisam ser manuseados com as mãos limpas. Os brâmanes ainda utilizam mantras para fazer e consumir suas refeições.
Além disso, os dalits comem qualquer espécie de carne enquanto os brâmanes não comem carne animal de nenhuma espécie; os kshatria e vaishas podem comer frango e os
sudras comem cordeiro e aves. Os indianos acreditam que os alimentos são transformados em energia e, então, em pensamentos e ação, por isso os consideram sagrados.
Hoje, na Índia moderna, esses costumes estão diminuindo nas grandes cidades, nos restaurantes, nos hotéis… Porém, os indianos mais tradicionais não abandonam esses hábitos higiênicos e de não comer carne ou comida feita por estranhos de forma alguma.
Globo.com