16.7.21

O festival das luzes

O que significa o festival das luzes para os hindus?

Como já citado, o festival das luzes é a celebração do bem contra o mal, da luz contra a escuridão. Por isso, alguns deuses são exaltados e tradições são celebradas, sempre respeitando o ciclo da lua. Confira abaixo um pequeno resumo do dia-a-dia do Diwali:

Dia 1: Conhecido como Dhanteras, é o dia dedicado a celebrar a prosperidade (“Dhan” significa riqueza e “teras” refere-se ao 13º dia de uma quinzena lunar no calendário hindu). Acredita-se que neste data a deusa Lakshmi sai do oceano e, portanto, é recebida com um ritual especial. Além disso, neste dia as pessoas costumam comprar ouro e se reunir para jogar cartas.

Dia 2: Conhecido como Naraka Chaturdasi ou Chhoti Diwali, é quando a Deusa Kali e o Senhor Krishna teriam destruído o demônio Narakasura. Tanto que, na cidade de Goa, são queimadas efígies demoníacas em comemoração a esta tradição.

Dia 3: Conhecido como Amavasya, este é o dia da nova lua, o mais importante do festival das luzes. Nele, a deusa Lakshmi é adorada em cerimônias especiais. Em algumas regiões, outra deusa, Kali, também é adorada, mas a tradição pode variar de dia conforme o ciclo da lua.

Dia 4: Este dia tem vários significados por toda a Índia, já que o festival celebra diferentes histórias. No norte, é celebrado o dia em que o Senhor Krishna derrotou Indra, o deus do trovão e da chuva. Em Gujarat, é comemorado como o início de um novo ano. Em Maharashtra, Karnataka e Tamil Nadu, é celebrada a vitória do deus Vishnu sobre o demônio rei Bali.

Dia 5: Conhecido como Bhai Duj, é um dia dedicado a celebrar os irmãos, que se reúnem e compartilham comida, honrando assim o vínculo entre si

Web

Nenhum comentário: