GANESH O DEUS DA FORTUNA

30.12.22

Feliz 2023

Postado por Espiritualidade trascendental às 11:37

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O QUE É RANGOLI

Rangoli são desenhos geométricos (yantras) ou de figuras, feitos com pós
coloridos para enfeitar as entradas das casas. Eles são bastante usados no
festival de Diwali
(ano novo hindu), dando assim as boas vindas aos deuses e a todos os convidados,
que não deixam de ser divindades quando visitam as casas. Os rangolis
também são usados em outras ocasiões especiais e aupiciosas, como a
preparação para a chegada de um recém-nascido na familia, para que ele
saiba que é super bem vindo.
Essa é uma tradição milenar que permanece
até os dias de hoje. A criatividade, a harmonia nos desenhos e as cores são os
ingredientes que mais realçam os rangolis. Cada casa quer fazer o mais bonito!
No interior do Brasil também tem essa tradição no feriado de Corpus
Christi, quando as ruas são enfeitadas com desenhos coloridos para as
procissões passarem
.
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As castas na Índia

As castas na Índia

O sistema de castas (Varna) indiano é dividido de acordo
com a estrutura do corpo de Brahma. As quatro
principais castas são:
A boca (Brahmin) representa os sacerdotes, filósofos e professores;
Os braços
(Kshatriya) são os militares e os
governantes;
As pernas (Vaishya) são os comerciantes e os agricultores;
Os pés (Shudra) são os artesãos, os operários e
os camponeses.

Representação das
quatro principais castas do hinduísmo em torno do
deus Ganesha.
A "poeira sob os
pés" não foram originados do corpo de Brahma,por isso não pertencem às castas,
mas tem um nome: são
os Dalit ou párias,
chamados de intocáveis (a quem Mahatma Gandhi deu o nome
de Harijan, "filhos de Deus"). Os Dalit são constituídos
por aqueles (e seus descendentes) que violaram os códigos das castas a que
inicialmente pertenciam. São considerados impuros e, por isso, ninguém ousa
tocar-lhes. Fazem os trabalhos considerados mais
desprezíveis: recolha de lixo, coveiros, talhantes, etc. Na
sequência das invasões mongóis da Índia (século XIII), milhões
de párias converter-se-iam ao islamismo, uma religião
que não os ostracizava. Fora do sistema das castas, também existem os Adivasis
(povos tribais) e os Mechhas (estrangeiros).
Inicialmente, as castas teriam
surgido ligadas aos guna predominantes nos indivíduos. Assim, aqueles em que
sattva predomina são inclinados às actividades espirituais, à filosofia, à literatura,
às artes, às ciências e ao conhecimento — sacerdotes, yogis,
mestres espirituais (gurus), eremitas, filósofos, astrólogos, cientistas, escritores, historiadores, artistas e poetas (brâmanes).
Rajas inclina naturalmente a actividades enérgicas, agressivas, à conquista de
coisas (terras,
riquezas) e pessoas (domínio dos outros), à
aversão à pobreza e à modéstia, à busca da
fama e da notoriedade — guerreiros e governantes
(kshatriya) e comerciantes, proprietários de terras, artistas (vaishya). Tamas
inclina à passividade, à inércia, à falta de ambição, à ignorância, ao medo de
assumir responsabilidades e riscos, a viver o dia-a-dia em iludido
contentamento, em ocupações humildes, repetitivas e cansativas, deixando-se
conduzir pelos mais fortes e enérgicos — artesãos, operários, camponeses
(shudra).


Propriedades gerais dos sabores

Propriedades gerais dos sabores

Em geral, as substâncias de sabor doce causam aumento de Kapha, exceto arroz
envelhecido (mais de um ano) e cevada (Hordeum vulgare), trigo (Triticum
vulgare), mel, açúcar e carne de animais de terras áridas (como o deserto).
As substâncias de gosto ácido/azedo aumentam Pitta e os sais são ruins para a
visão, exceto o sal mineral (sal de rocha). Os sabores amargos e picantes são
não-afrodisíacos e aumentam Vata, exceto Zinziber officinalis (gengibre), Piper
longum (pimenta), Piper nigrum (pimenta preta) e Allium sativum
(alho).
FRIO/QUENTEGeralmente os adstringentes são de potência fria e são
obstrutivos. O picante, o ácido e o salgado são de potência quente, cada um mais
do que o outro, nesta ordem; do mesmo modo, o amargo, o adstringente e o doce
são de potência fria e cada um mais do que o outro, nesta ordem.
SECO /
OLEOSOSubstâncias de sabor amargo, picante e adstringente são secas e causam
constipação - cada um mais do que o outro, nesta ordem, enquanto que o salgado,
o ácido e o doce são gordurosos e ajudam a eliminar as fezes, urina e flatos,
cada um mais do que o outro, nesta ordem.
LEVE / PESADOOs sabores salgado, o
adstringente e o doce são pesados e não são facilmente digeríveis, um mais do
que o outro, nesta ordem, enquanto que o ácido, o picante e o amargo são leves e
de fácil digestão, também um mais do que o outro, nesta ordem.
Dr. Aderson Moreira da Rocha

O que è A.U.M.

Como podemos perceber, a manifestação é composta por A Espírito, U Matéria e M
Energia, têm sua origem no Parabrahman ou Deus único e transcendente. Esta
matéria é diferenciada com o objeto de que possamos compreender, e apesar da
multiplicidade existe uma eterna união, formando um só corpo cósmico. Nossa
finalidade é chegar a compreendê-la e conhecê-la. Com o devido
conhecimento e as práticas meditativas do sistema de Suddha Raja Yoga, que
é a síntese de todas as modalidades de yoga, poderemos acrescentar nossa
consciência, que se traduzirá em um acréscimo cada vez maior ao mérito de
contatar com o Supremo Espírito de Deus; este contato será de eterna aproximação
a ELE ( BRAHMA- SAMIPYA). Segundo os Mestres de Sabedoria, este acervo de
conhecimentos será sempre coroado de maior sabedoria e luz
indescritível.
Por Margareth Gonçalves (Devidasika)

Casado ou Celibatário?

É interessante notar como, de acordo com a tradição, Ganesha foi gerado por sua mãe Parvati sem a intervenção de Shiva, seu marido. Shiva, de fato, sendo eterno (Sadashiva), não sentia nenhuma necessidade de ter filhos. Consequentemente, o relacionamento entre Ganesha e sua mãe é único e especial.

Essa devoção é o motivo pelo qual as tradições do sul da Índia o representam como celibatário (veja o conto Devoção por sua mãe). É dito que Ganesha, acreditando ser sua mãe a mais bela e perfeita mulher no universo, exclamou: "Traga-me uma mulher tão bonita quanto minha mãe e eu me casarei com ela".

No Norte da Índia, por outro lado, Ganesha é freqüentemente representado como casado com as duas filhas de Brahma: Buddhi (intelecto) e Siddhi (poder espiritual). Popularmente no norte da Índia Ganesha é representado acompanhado por Sarasvati (deusa da cultura e da arte) e Lakshmi (deusa da sorte e prosperidade), simbolizando que essas características sempre acompanham aquele que descobre sua própria divindade interior. Simbolicamente isso representa o fato de que a abundância, prosperidade e sucesso acompanham aqueles que possuem as qualidades da sabedoria, prudência, paciência, etc. que Ganesha simboliza.

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Existem mais nomes que constituem os 21 nomes de Ganesha, utilizados durante o Puja. Oferenda de flores e arroz acompanham os 21 nomes de Ganesha(eka vishanti nama).
  • Vighnarâja : "O Rei dos obstáculos"
  • Gajânana : "O Senhor que possui face de elefante"
  • Lambodara : "O Senhor com uma barriga proeminente"
  • Shivatmaja : "O Filho de Shiva"
  • Vakratunda : "O Senhor de tromba torcida"
  • Supakarna
  • Ganeshvara : "O Senhor do Gana"
  • Vighnanashin : "O Destruidor de Obstáculos"
  • Vikata : "O Deformado"
  • Vamana : "O Anão"
  • Sarvadeva
  • Sarvadukhavinâshi
  • Vighnarhartr : "O Senhor que cancela os obstáculos"
  • Dhûmrâja
  • Sarvadevâdhideva
  • Ekadanta : "O Senhor que tem apenas uma presa"
  • Krishnapingala : "O Senhor Azul e Escuro"
  • Bhâlachandra : "O Senhor que carrega a lua crescente na cabeça"
  • Gananâtha : "O comandante supremo do Gana"
  • Shankarasunav: "O filho de Shankara"
  • Anangapujita : "O Senhor sem forma"

O respeito de Ganesha por seus pais

Uma vez ocorreu uma competição entre Ganesha e seu irmão Kartikeya para saber quem conseguiria dar a volta aos três mundos mais rápido, e então ganhar o fruto do conhecimento. Karthikeya foi em uma jornada pelos três mundos, enquanto que ganesha apenas andou ao redor de seus pais. Quando perguntado porque fez isso, ele respondeu que para ele, seus pais representam todos os três mundos, e então foi dado a ele o fruto do conhecimento.

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